Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas. Mas eles disseram: Não andaremos nele. Jr. 6:16

"Estou crucificado com Cristo" "Ich bin Mit Cruscificado Christus" "Yo estoy crucificado con Cristo" "Ik ben gekruisigd met Christus" "Я являюсь распят со Христом" キリストと共に十字架につけられています。Je suis crucifié avec le Christ 我是與基督釘在十字架上 אני ונצלב עם המשיח

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

A geração que perdeu o caminho – Jz 2.6-15


Depois da morte de Josué e dos anciãos de Israel, aquela geração que conviveu com Josué também morreu, e a outra geração não conhecia ao Senhor. Um povo que foi conduzido por um Deus que havia sido libertado do poder de Faraó, e ainda recebeu diversos livramentos durante a jornada pelo deserto.
            Josué não deixou nem um sucessor, e nem os anciãos prepararam alguém para continuar conduzindo o povo de Israel nos caminhos do Senhor. Algo que acontece em nossos dias, e principalmente, no ceio da igreja, é a falta de comprometimento de um para com os outros. Pois a verdadeira igreja não abandona ninguém, ela se dispõe a servir e amar. Como um povo deixou de conhecer um Deus que acompanhou toda aquela geração? No momento que deixamos de cumprir a vontade de Deus para a nossa vida, fugimos do foco, da direção que o Senhor designou para cada um de nós.
            Algo que podemos observar no texto, é que aquela geração não conhecia ao Senhor, mesmo diante dos memoriais que foram marcados pela geração passada que havia sido prometido passar de geração a geração. Podemos lembrar que na passagem do Jordão, Josué e o povo passaram a pé enxutos, e que foram tirados do rio 12 pedras representando as 12 tribos de Israel.
            Uma pessoa que conseguiu conduzir o povo e liberta-lo do poder de Faraó, ainda deixou um sucessor. Moisés teve a responsabilidade de libertar o povo e também conduzir a terra prometida. E, ainda trouxe os mandamentos do Senhor para o povo.
  • Moisés fala para Josué: seja forte e corajoso (Dt 31.1-8);
  • Moisés é informado pelo Senhor que irá partir, e que é hora de passar a liderança para Josué – (Dt 31.14-16);
  • Moisés impôs sobre Josué as mãos e o abençoou - (Dt 34.9-10).
Josué foi um líder que foi capaz de conduzi o povo de Israel a terra prometida, só que o povo de Israel buscava e almejavam pela terra prometida, eles queriam a posse da terra. Nesse momento deixaram de buscar e agradecer a quem verdadeiramente estava dando e cumprindo com a Sua promessa.  Eles receberam a terra, mas o que aconteceu? Esqueceram-se do Senhor.
No meio da igreja encontramos pessoas em busca apenas das bênçãos, se esquecem do Cristo. Mostrando claramente onde esta os seus objetivos, o seu interesse são pessoais, sendo individualista nas suas ações.
Josué conseguiu guiar o povo até a terra prometida, e o povo que recebeu a herança prometida, havia se esquecido do Seu Deus. É o que tem acontecido em nossos dias, ganhamos as bênçãos do Senhor e logo nos esquecemos de agradecer.
A diferença entre Moisés e Josué, é que Moisés deixou alguém para conduzir o povo. Enquanto Josué não conseguiu deixar ninguém para guiar o povo de Israel pelos caminhos do Senhor.
Josué poderia esta focado em cumprir a missão deixada por Moisés, para guiar o povo até a terra prometida, não se preocupando como ficaria a geração futura depois da sua morte. Num dado momento Josué chegou a dizer para o povo: “eu não sei vocês, mais eu minha casa serviremos ao Senhor” – (Js 24.15).


Herder Henrique

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!

Pages