Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas. Mas eles disseram: Não andaremos nele. Jr. 6:16

"Estou crucificado com Cristo" "Ich bin Mit Cruscificado Christus" "Yo estoy crucificado con Cristo" "Ik ben gekruisigd met Christus" "Я являюсь распят со Христом" キリストと共に十字架につけられています。Je suis crucifié avec le Christ 我是與基督釘在十字架上 אני ונצלב עם המשיח

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O Vício é como uma Flecha.

"O vicio é como a flecha: facilmente se introduz, mas dificilmente se extrai."
-Paul Alvert -

Afastemos de nós qualquer coisa que nos torne vagarosos ou nos atrase, e especialmente aqueles pecados que se enroscam tão fortemente em nossos pés e nos derrubam; e corramos com perseverança a carreira especial que Deus pôs diante de nós. Hb 12:1 

Por irismar Oliveira
Nesse texto somos orientados a nos afastar de qualquer coisa que tenha o poder de nos tornar vagaroso e com isso nos impedir de correr a corrida que   esta proposta. 
Algumas coisas que permitimos em nossas vidas, de inicio não tem um efeito desastroso, mas com o tempo elas terão um efeito enorme. Por menor que sejam se as fizemos delas  um habito, um dia se tornarão  grande e com isso nos tornaremos dependentes das mesmas. Existem hábitos que são saudáveis, mas existem outros que não e que chamamos de vício. Hoje quero falar sobre os vícios.

Quando pensamos em vício pensamos logo nos dependentes de drogas, mas existem pessoas que são dependentes de outras coisas tanto quando os que são dependentes das drogas. Claro que os efeitos de cada vício são diferentes, mas no final o que os tornam iguais é no sentido de terem se tornado dependentes. Existem vários tipos de vícios e que na sua maioria eles causam danos tanto os que são viciados, como quem convive com eles. 

A definição de Vício (do latim "vitium", que significa "falha" ou "defeito" é um hábito repetitivo que degenera ou causa algum prejuízo ao viciado e aos que com ele convivem.  A definição da palavra diz que vício é um habito repetitivo e Habito é aquilo que se aprende e repete frequentemente, sem pensar como deve executá-lo. Uso, costume; maneira de viver; modo constante de comportar-se, de agir: 

O que leva uma pessoa ao vício? Qual a verdadeira causa que empurra o ser humano para esse caminho de se tornar um dependente? Porque é ele é tão forte que alguns não conseguem mais se libertar, não consegue dizer não ou dar um basta? 

Estava lendo um livro em que o autor diz mais ou menos assim: Que os vícios se tornam atraente devido ao prazer que ele proporciona, pois ele é o que mais alivia os sentimentos de frustrações que existem na alma, e que esse prazer faz com que as pessoas se sintam vivas, ou seja o vício  é como uma válvula de escape e a unica fonte que eles encontram e tem para se sentirem vivos. Mas será que não existem outra maneira? 

Isso é serio e na mesma libertador. Serio pois enquanto a pessoa não souber dessa informação continuaram nesse mundo de ilusão e libertador pois ao compreender a raiz do problema vai enxergar que existe uma maneira melhor e mais  saudavel de sentir alivio e ser curar dessas frustrações

A pessoa que se tornou escrava do vício sabe que está nessa situação e lá no fundo ela não deseja está ali, pois sabe que essa inclinação na verdade  a tornou num escravo, que mesmo sendo dono da sua vida, não tem poder de decisão. Alguns chegam ao  desespero por se verem em tal situação e a única maneira de ter alivio e voltar novamente ao vício. A libertação vem quando a pessoa compreender que esse círculo vicioso na realidade é a necessidade de ver a sua frustração aliviada. 

Por não compreender que o que os levam aos vícios é o desejo de sentir alivio e prazer, muitos estão se tornando escravos compulsivos a cada dia, chegando ao ponto de não se importar mais com as consequências do que isso pode trazer para si e para quem vivem com eles.  O vício envolve o físico e o emocional das pessoas como o sexo- prostituição, masturbação, comida e bebida, droga, jogos, fumo, desejo de poder, competição. 

Uma sociedade viciada
Vivemos numa sociedade que na sua maioria é viciada e que distorceu a visão correta do prazer. Alguns acreditam que o que nos dar prazer é certo não importa seus caminhos e não é bem assim. A droga dar prazer ao seu usuário, mas deixa estragos psíquicos no seu usuário, a prostituição dar prazer, mas traz danos a saúde e a moral, a bebida traz prazer mas traz danos para a família e o que bebe

Fazer negocio com um enganador
Viver no vicio é como fazer negócios com um homem traiçoeiro e enganador, ele promete alivio e prazer aos que desejam comprar, só que ele não diz o seu preço que é altíssimo e com pouca duração. Que aqueles que fazem negocio com ele sempre precisar voltar pois sempre estarão com sede e fome e precisam se sentir aliviados das suas frustrações que estão na sua alma. As frustrações que habitam na alma do homem não é curada pelos vícios mas pelo amor de Deus  que está em Cristo Jesus

Quem se inclina para os vícios em busca de alivio e prazer na verdade estão fazendo parte de um jogo em que as suas próprias vida estão em jogo. Caminhar na trilha do vício é andar como os olhos vendados para um precipício a qualquer momento vai cair.  "Procure a satisfação de ver morrer os seus vícios antes que você morra" Sêneca

Um dia Jesus disse a multidão: ... e conhecerão a verdade, e a verdade libertará vocês". Jesus é a verdade de Deus que liberta e que promete alivio para os que se encontram cansados, ele não é um enganador e o seu alivio não tem pouca duração . “Vinde a mim TODOS os que estão cansados e eu vós aliviarei” . Quem crer em mim rios de águas vivas fluirão do seu interior. 

O vazio que o homem tenta preencher com  prazer  somente Deus têm o poder de suprir todas as nossas necessidades. Ele conhece toda a nossa estrutura. 

Se o vicio entrou em tua vida e hoje se ver preso por ele, clama ao Senhor Jesus, ele  é o verdadeiro libertador das vidas escravizadas pelo pecado.

Fonte do artigo:  
Sobre o Autor:
Irimsar Oliveira Irismar Oliveira é autora do Vivendo pela palavra, pastora, reside em Fortaleza-  Esse blog tem como objetivo mostrar a importância de viver pela Palavra de Deus. Seja bem-vindo e Volte sempre que desejar!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!

Pages