Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas. Mas eles disseram: Não andaremos nele. Jr. 6:16

"Estou crucificado com Cristo" "Ich bin Mit Cruscificado Christus" "Yo estoy crucificado con Cristo" "Ik ben gekruisigd met Christus" "Я являюсь распят со Христом" キリストと共に十字架につけられています。Je suis crucifié avec le Christ 我是與基督釘在十字架上 אני ונצלב עם המשיח

sábado, 21 de janeiro de 2012

Chegamos em 2012... E agora?

O fim do mundo sempre povoou o imaginário dos povos em toda a Terra e em todas as épocas. Narrações e imagens de catástrofes naturais, guerras atômicas, epidemias letais, invasões extraterrestres, asteróides desgovernados e tantas outras coisas, sempre renderam bons livros e excelente bilheteria em filmes hollywoodianos.
    


Muitos marcaram datas para o epílogo da história do nosso planeta. Já se esperou o apocalipse para o ano 1000 da era cristã. Segundo alguns, uma terceira guerra mundial poria fim no mundo em 1997. A terceira mensagem de Fátima, em sua suposta aparição em Portugal, é de uma situação caótica até o ano 2000. Passada cada data, sem que as previsões catastróficas se cumpram, novos dias continuam sendo agendados para os tempos do fim.

A revista norte-americana Time fez o “top 10” das falsas profecias. Uma das mais conhecidas é a de William Miller. Em 1840, começou a dizer que o mundo ia acabar e Cristo regressaria, prevendo um grande incêndio entre 21 de março de 1843 e 21 de março do ano seguinte. Quando a data passou, disse que afinal era até outubro. O fim nunca chegou, mas os seus seguidores acabaram por formar uma igreja que existe até hoje.

Recentemente esperava-se o tal fim do mundo para a virada do milênio. Isso fora baseado nas profecias do famoso médico, astrólogo e vidente francês do século XVI, conhecido como Nostradamus. Seus escritos foram examinados por cientistas e estudiosos no assunto. Entretanto, entramos no século XXI e nada aconteceu.

Mas eis que surge uma nova profecia. O fim será agora no próximo dia 21 de dezembro de 2012. A data é sugerida por um Calendário da civilização Maia (cultura pré-colombiana). Como não poderia deixar de ser, o tema já rendeu um filme com o nome “2012”, dirigido por Roland Emmerich, e se tornou assunto para conversas e debates em toda a mídia.

O fenômeno de 2012 compreende um conjunto de crenças e teorias escatológicas de que eventos cataclísmicos ocorrerão nessa data, que é considerada o final de um ciclo na mitologia Maia. Vários alinhamentos astronômicos e fórmulas numerológicas têm sido relacionados com este dia. A interpretação da Nova Era sobre essa transição postula que, durante este tempo, o planeta e seus habitantes podem sofrer uma transformação física ou espiritual e que 2012 pode marcar o início de uma nova era. Teorias para o fim do mundo incluem a colisão da Terra com um planeta de passagem (referido como "Nibiru") ou com um buraco negro.

Nada disso é novidade. Ainda no primeiro século depois de Cristo, quando o apóstolo Paulo falou sobre a segunda vinda do Senhor e os últimos acontecimentos no mundo, os habitantes de Tessalônica agitaram-se em especulações quanto a esse dia, chegando ao ponto de, por este motivo e segundo alguns intérpretes, abandonarem seus trabalhos e responsabilidades cotidianas na expectativa iminente do fim (2 Tessalonicense 3.11). Em função disto, Paulo precisou escrever-lhes a fim de corrigir este equívoco:

“Ora, quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, rogamos-vos, irmãos, que não vos movais facilmente do vosso modo de pensar, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola como enviada de nós, como se o dia do Senhor estivesse já perto. Ninguém de modo algum vos engane; porque isto não sucederá sem que venha primeiro a apostasia e seja revelado o homem do pecado, o filho da perdição, aquele que se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, de sorte que se assenta no santuário de Deus, apresentando-se como Deus. Não vos lembrais de que eu vos dizia estas coisas quando ainda estava convosco? E agora vós sabeis o que o detém para que a seu próprio tempo seja revelado.” 2 Tessalonicenses 2:1-6

Recentemente, especialistas se apressaram em comunicar que as interpretações das profecias no calendário Maia foram imprecisas. O calendário não termina em 21 de dezembro de 2012, já que existem inscrições de previsões até para o ano de 4772, por exemplo. Isso tudo só nos leva a uma conclusão óbvia: o fim do mundo não pode ser previsto pelo homem. É muito mais sábio e prudente confiar nas palavras de Cristo e estar preparado para quando este dia chegar:

“Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor.” Mateus 24.42

“Tenham cuidado, para que os seus corações não fiquem carregados de libertinagem, bebedeira e ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vocês inesperadamente.” Lucas 21:34

Paulo Alexandre Sartori

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!

Pages