Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas. Mas eles disseram: Não andaremos nele. Jr. 6:16

"Estou crucificado com Cristo" "Ich bin Mit Cruscificado Christus" "Yo estoy crucificado con Cristo" "Ik ben gekruisigd met Christus" "Я являюсь распят со Христом" キリストと共に十字架につけられています。Je suis crucifié avec le Christ 我是與基督釘在十字架上 אני ונצלב עם המשיח

domingo, 20 de maio de 2012

No passado os homens podiam ter mais de uma mulher? E hoje não?

Não era permitido por Deus que os homens tivessem mais de uma mulher. Desde o princípio, Deus já tinha dito para “não adulterarmos” (Êxodo 20:14).

Se analisarmos com diligente estudo a Palavra de Deus, veremos que o Senhor nunca aprovou a poligamia. Em Levítico 18:18 Deus diz: “E não tomarás com tua mulher outra, de sorte que lhe seja rival, descobrindo a sua nudez”. Em Deuteronômio continua: “Tampouco para si multiplicará mulheres, para que o seu coração não se desvie…” (Deuteronômio 17:17- leia também Deuteronômio 22:19 e 29).


A experiência de ter o coração desviado de Deus por ter tido mais de uma mulher cumpriu-se na vida de Salomão. Veja o que registra o primeiro livro de Reis 11:1-4: “Ora, além da filha de Faraó, amou Salomão muitas mulheres estrangeiras: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias, mulheres das nações de que havia o SENHOR dito aos filhos de Israel: Não caseis com elas, nem casem elas convosco, pois vos perverteriam o coração, para seguirdes os seus deuses. A estas se apegou Salomão pelo amor. Tinha setecentas mulheres, princesas e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração. Sendo já velho, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era de todo fiel para com o SENHOR, seu Deus, como fora o de Davi, seu pai”.

Outros grandes homens da Bíblia caíram por causa da prática da poligamia. São eles: Davi (II Samuel, capítulos 11 e 12). Sansão (Juízes, capítulo 16). Isto nos mostra que a poligamia nunca foi uma coisa boa e que não era da vontade de Deus que tal coisa se propagasse; mas infelizmente, aconteceu.

O plano de Deus sempre foi que o homem tivesse uma companheira; isto é bem claro episódio de Gênesis, quando Deus criou a mulher – ele fez uma esposa para Adão e não duas, três, etc.

Depois de analisar as Escrituras com reverência e atenção, concluímos que o povo antigo praticava a poligamia porque queria, e não porque Deus permitisse. No Antigo Testamento temos diversos textos que nos mostram que desde aquela época o Senhor queria que o homem fosse marido de uma só mulher. Essas experiências servem de advertência para nós. Nunca devemos desobedecer a Deus quando ele diz que devemos ter uma esposa somente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!

Pages