Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas. Mas eles disseram: Não andaremos nele. Jr. 6:16

"Estou crucificado com Cristo" "Ich bin Mit Cruscificado Christus" "Yo estoy crucificado con Cristo" "Ik ben gekruisigd met Christus" "Я являюсь распят со Христом" キリストと共に十字架につけられています。Je suis crucifié avec le Christ 我是與基督釘在十字架上 אני ונצלב עם המשיח

sábado, 8 de setembro de 2012

Teologia da família: Casados e felizes

(Cantares 4.1-15)
Texto: 1 Como és bela, minha amada, como és bela! São pombas teus olhos escondidos sob o véu. Teu cabelo um rebanho de cabras ondulando pelas faldas de Galaad. 2 Teus dentes um rebanho tosquiado subindo após o banho, cada ovelha com seus gêmeos, nenhuma delas sem cria. 3 Teus lábios são fita vermelha, tua fala melodiosa; metades de romã são teus seios mergulhados sob o véu. 4 Teu pescoço é a torre de Davi, construída com defesas; dela pendem mil escudos e armaduras dos heróis. 5 Teus seios são dois filhotes, filhos gêmeos de gazela, pastando entre açucenas. 6 Antes que sopre a brisa e as sombras se debandem, vou ao monte da mirra, à colina do incenso.7 És toda bela, minha amada, e não tens um só defeito! — 8 Vem do Líbano, noiva minha, Vem do Líbano e faz tua entrada comigo. Desce do alto do Amaná, do cume do Sanir e do Hermon, esconderijo dos leões, montes onde rondam as panteras. 9 Roubaste meu coração, minha irmã, noiva minha, roubaste meu coração com um só dos teus olhares, uma volta dos colares. 10 Que belos são teus amores, minha irmã, noiva minha; teus amores são melhores do que o vinho, mais fino que os outros aromas é o odor dos teus perfumes. 11 Teus lábios são favo escorrendo, ó noiva minha, tens leite e mel sob a língua, e o perfume de tuas roupas é como a fragrância do Líbano. 12 És jardim fechado, minha irmã, noiva minha, és jardim fechado, uma fonte lacrada. 13 Teus brotos são pomar de romãs com frutos preciosos: 14 nardo e açafrão, canela, cinamomo e árvores todas de incenso, mirra e aloés, e os mais finos perfumes. 15 A fonte do jardim é poço de água viva que jorra, descendo do Líbano!
Deus prepara uma parceira para Adão. Ele estava só e não havia companhia para seu coração. E Deus faz alguém para completar a felicidade de Adão.
 O casamento é heterossexual:
Isso é o propósito de Deus para a vida do homem e mulher.
 O casamento é monogâmico:
 Alguns justificam que podem ter mais do que uma mulher porque alguns homens de Deus tiveram mais do que uma mulher. Esse não é o exemplo. O princípio é moral. O décimo mandamento é um aspecto profundo.
 O casamento é monossomático:
Tornam-se uma só carne.  É para o homem se realizar com a mulher.
Em alguns países o divórcio já passou o número de casamentos realizados. O que acontece com a civilização humana?
Repetimos dentro da nossa casa o que somos. Quando somos pessoas bem humoradas a nossa casa será alegre. Colhemos o que plantamos na vida.
Quais são os princípios para termos um casamento feliz?
 O princípio do elogio:
Versículo 7: És toda bela, minha amada, e não tens um só defeito!
Há alguém perfeito na terra depois de Adão e Eva? O amor não se concentra nos defeitos do cônjuge e sim nas virtudes dele. Não é o nosso papel ser um detetive do casal para expor os erros do outro. Alguns maridos ficam com lupas na mão para ver os erros da esposa. Isso gera amargura na relação.
Devemos identificar os pontos positivos do cônjuge porque somos movidos pela motivação. Os homens são tão carentes de elogio quanto às mulheres. O escritor de Provérbios faz questão de elogiar a sua esposa diante dela mesma.
O lugar onde mais ouvimos elogios é no funeral. Não podemos deixar de elogiar os nossos queridos na família.
Não podemos ser ecologistas do passado. Gente que só vê coisas do passado.
Quando não vemos as virtudes do nosso cônjuge outros veem. Uma mulher mal amada recebe os cortejos do Don Juan da vida. Precisamos tomar cuidado com isso.
Em seu livro O poder do elogio Jerry D. Twentier afirma que a "nossa necessidade de aprovação é tão essencial quanto o ar, a comida e a água!".
 O princípio do romantismo:
Versículo 9: Roubaste meu coração, minha irmã, noiva minha, roubaste meu coração com um só dos teus olhares, uma volta dos colares.
O homem é antenado 24 horas por dia, ele olha tudo. Precisamos resgatar o romantismo no casamento. O sexo começa no café da manhã. A relação começa na ternura da manhã entre o casal. A nossa geração perdeu o romantismo.
Precisamos dizer que amamos para os nossos cônjuges. O homem de Cantares olha para o interior da mulher com adornos. Ele observa todos os detalhes da sua amada. Ele é detalhista com o elogio romântico a sua amada.
As mulheres reclamam da falta de carinho por parte dos homens (98%).
Os homens reclamam das mesmas coisas (95%).
 O princípio do amor:
Versículo 10: Que belos são teus amores, minha irmã, noiva minha; teus amores são melhores do que o vinho, mais fino que os outros aromas é o odor dos teus perfumes.
As ideias de Gary Chapmann são essenciais para a vida do casal. Alguns têm a formas de servir, tempo de qualidade, dar presentes, palavras de afirmação e toque físico.
Casamento é compartilhar a vida com amor.
Quem ama:
 Declara que ama;
 Tem tempo para a pessoa amada; a esposa é prioridade na vida. O marido idem;
 Quem ama procura agradar a pessoa amada.
Precisamos tornar mais leve o nosso lar. A mulher precisa ser edificadora do lar em todos os momentos.
 O princípio da comunicação:
Sobre o quarto princípio, Salomão diz, no versículo 11: Os teus lábios, noiva minha, destilam mel. Mel e leite se acham debaixo da tua língua. Esse é o princípio da comunicação saudável. Em Provérbios lemos que: A morte e a vida estão no poder da língua. O que bem a utiliza come do seu fruto (Provérbios 18.21). A língua pode ser veículo de encorajamento ou canal de morte. Não haverá um casamento saudável se a comunicação não for positiva, harmoniosa ou respeitosa.
O segredo de um casamento feliz é uma comunicação saudável. Onde prospera a crítica impiedosa, o romantismo acaba. O filósofo Frederico Nietzsche costumava dizer: Ao pensar sobre a possibilidade do casamento, cada um deveria se fazer a seguinte pergunta: Você crê que seria capaz de conversar com prazer com esta pessoa até a sua velhice? Tudo o mais no casamento é transitório, mas as relações que desafiam o tempo são aquelas construídas sobre a arte de conversar.
Precisamos não apenas alimentar nossa relação com palavras boas, mas também devemos ser o deleite e o prazer do nosso cônjuge com nossas palavras generosas.
 O princípio da fidelidade:
No versículo 12 Salomão declara: Jardim fechado és tu, minha irmã, noiva minha, manancial recluso, fonte selada. Ele compara o corpo de sua amada a um "jardim fechado" e a uma "fonte selada". Jardins fechados são comuns no Oriente, para preservar a privacidade, assim como a selagem das fontes, para assegurar o suprimento de água e evitar a sua poluição e seu roubo.
O nosso cônjuge precisa ser um jardim fechado, uma fonte selada e um manancial recluso! O casamento só pode ser saudável se houver fidelidade conjugal. Sem o princípio da fidelidade, o casamento adoece e morre. Por isso, a infidelidade conjugal tem sido, ao longo dos anos, o principal motivo que leva um casal ao divórcio.
A traição no casamento é algo tão danoso que a Bíblia a compara com a autodestruição, com o suicídio familiar: O que adultera com uma mulher está fora si; só mesmo quem quer arruinar-se é que pratica tal coisa (Provérbios 6.32).
Os casamentos mais felizes são aqueles que se mantêm protegidos e guardados pelos muros da fidelidade.
 O princípio da amizade:
O sexto princípio encontra-se no versículo 7: És toda formosa, minha amiga. E, também, no versículo 10: Que belo é o teu amor, ó minha irmã, noiva minha. Salomão descreve sua amada noiva como "irmã" e "amiga".
O princípio que está por trás dessa expressão é o da amizade. No hebraico, a palavra aqui traduzida por "amor" é dōdîm, um plural que denota tanto o ato sexual (cf. Provérbios 7.18; Ezequiel 16.8; 23.17), quanto o sentimento de amizade (cf. Cantares 1.2,4; 4.10; 7.13).
Um casamento feliz não é apenas romance, mas também amizade. Uma paixão crepitante não sustenta um casamento por longos anos, pois esta tende a apagar-se com o tempo e, nessas horas, apenas o casal que cultivou a amizade, o respeito e o afeto pode superar as intempéries da vida.
 O princípio do prazer sexual:
Finalmente encontramos o último princípio no versículo 15: És fonte dos jardins, poço das águas vivas, torrentes que correm do Líbano! Esse versículo completa a visão paradisíaca evocada pela descrição do corpo da amada. O Líbano é apresentado como um paraíso de onde provém tudo o que é agradável aos sentidos e com que são feitas as comparações mais elogiosas com o físico da amada e do amado (cf. Cantares 3:9; 4:8, 11; 5:18; 7.5).
Deus nos deu o privilégio de desfrutarmos plenamente a vida conjugal. O casamento foi criado por Deus para a felicidade do homem e da mulher. Por isso, ele deve ser uma fonte de prazer, e não de sofrimento.
A Bíblia diz: Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula (Hebreus 13:4). A palavra "leito", na língua grega, é a mesma palavra para "coito",de onde vem a expressão "relação sexual". Portanto, o sexo prazeroso deve ser desfrutado num leito sem mácula. O sexo, dentro dos padrões de Deus, é uma grande fonte de prazer. Dentro dos princípios estabelecidos pelo Criador, a relação sexual de marido e mulher é algo lindo, santo, puro e deleitoso.
O casamento é como uma conta bancária. Precisamos fazer altos investimentos se quisermos ter retorno. Devemos elogiar mais e criticar menos; precisamos dar mais e cobrar menos; necessitamos compreender mais e exigir menos. O nosso papel no casamento não é buscar a nossa própria felicidade, mas fazer o nosso cônjuge feliz.
Nós colhemos no casamento o que plantamos. Quem semeia amor colhe amor. Quem semeia amizade colhe amizade. Porém, quem semeia vento colhe tempestade. Quem semeia incompreensão colhe solidão.
Nós refletimos dentro da nossa casa o nosso próprio rosto. Nós bebemos o refluxo do nosso próprio fluxo. O bem que fazemos retorna para nós com ricos dividendos; porém, o mal que fazemos recai sobre a nossa própria cabeça. Experimentemos o melhor de Deus na vida conjugal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!

Pages