Breaking

sábado, 16 de abril de 2022

O que significa sacrifício de “aroma agradável a Deus?”

 


(1) Quando Deus estabeleceu os rituais sacrificiais no Velho Testamento, Ele deu diversas regras de como esses sacrifícios de animais e também ofertas, deveriam ser trazidas ao tabernáculo e depois ao templo.


Uma das regras mais gerais era que os sacrifícios de animais fossem queimados. Para isso existiam muitas regras, dependendo do tipo de sacrifício.


Porém, sempre alguma parte do animal era queimada ou mesmo todo o animal em alguns casos:


“Assim, queimarás todo o carneiro sobre o altar; é holocausto para o SENHOR, de aroma agradável, oferta queimada ao SENHOR” (Êxodo 29:18)


(2) O que chama a atenção é que junto dessas regras aparece quase sempre a expressão “aroma agradável”, que seria um dos resultados de fazer o sacrifício como Deus desejava:


“Porém as entranhas e as pernas, o sacerdote as lavará com água; e queimará tudo isso sobre o altar; é holocausto, oferta queimada, de aroma agradável ao SENHOR” (Levítico 1:9)


(3) Alguns erram quando pensam que esse cheiro agradável citado nos versículos teria alguma coisa a ver com Deus sentir o cheiro dos sacrifícios, algo literal. Mas não é bem isso.


Essa é uma expressão “antropomórfica”, que significa que coisas relacionadas a Deus são descritas na Bíblia de forma humana (por exemplo, Deus é descrito se arrependendo, tendo olhos, nariz, boca, sendo como uma mãe, etc.), com o objetivo de nos fazer compreender melhor coisas a respeito de Deus!


Sendo assim, essa expressão sobre os sacrifícios de aroma agradável significa que o sacrifício realizado corretamente, como Deus manda, chega até Ele de forma que O agrada profundamente!


(4) Mas por que o autor bíblico usa a palavra “aroma”? Isso tem a ver com o que acontece quando a carne dos sacrifícios entra em contato com o fogo.


Você já deve ter sentido o cheiro de uma carne na churrasqueira, certo? É um cheiro bastante agradável, que desperta em nós fome e desejo de se alimentar. Essa carne no fogo nos aguça o olfato de forma bem profunda.


Essa é a ideia da expressão aroma agradável. Quando o sacrifício era feito da forma correta, exalava um cheiro delicioso! Obedecer a Deus é algo delicioso, essa obediência chega até Deus como algo extremamente bom e positivo!


As pessoas que ali levavam seus sacrifícios iriam sentir o cheiro que subia do altar. E esse cheiro simbolizava que Deus estava se agradando quando a pessoa era obediente e fazia as coisas conforme o Senhor queria.


Existe aroma agradável no Novo Testamento?


(5) Será que na atualidade, já que não temos mais sacrifícios de animais, ainda existem sacrifícios de aroma agradável a Deus? A resposta é sim!


Paulo traz esse conceito com profundidade, ensinando que a entrega de Cristo, quando se deu em nosso lugar na cruz, teve esse mesmo “aroma suave” diante de Deus:


“e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave” (Efésios 5:2).


Sendo assim, temos aqui o conceito de agradar a Deus como sendo algo que tem um “aroma” que alegra o coração de Deus. Quando andamos em amor, assim como Cristo, agradamos a Deus profundamente!


(6) Paulo usou também essa figura quando recebeu cuidados dos irmãos, que muito o amaram e ajudaram em seu sustento na obra de Deus. Ao descrever isso, ele declarou:


“Recebi tudo e tenho abundância; estou suprido, desde que Epafrodito me passou às mãos o que me veio de vossa parte como aroma suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus” (Filipenses 4:18).


Note que o apóstolo considera o exercício do amor dos irmãos como algo que Deus recebe com alegria! Esse é o tipo de sacrifício que agrada a Deus, fazermos Sua vontade na prática, de verdade, com amor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!

Post Top Ad

Your Ad Spot