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domingo, 15 de agosto de 2010

A ÚLTIMA MENSAGEM DE JESUS À SUA IGREJA (Ap. 3:14-20)

  Essas palavras podem ser entendidas como evangelísticas, bem como palavras do Senhor à sua igrejaDevemos lembrar que o Senhor se dirige exclusivamente à sua igreja nas sete cartas e que o apocalipse trata dos tempos finais, ou seja, da última fase da igreja, antes da segunda vinda de Jesus.
Mas, então perguntamos assustados: será realmente possível que o Senhor Jesus esteja à porta da sua Igreja? Ou de nossas vidas? Sim, isso é perfeitamente possível, principalmente nos tempos finais, quando o Senhor não é mais o centro, a essência em uma igreja ou pessoa.
Ao ler as sete cartas, temos que observar os tipos de igrejas relatados no apocalipse:
1. Eféso
  • Representa a igreja apostólica e pós-apostólica (de 30 a 100 D.C). É a igreja que abandonou o 1º amor.
2. Esmirna
  • Representa a igreja sob a perseguição romana (100 – 313 D.C). “Conheço a tua tribulação, a tua pobreza… o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós…” (Ap. 2:9-10).
3. Pérgamo
  • Simboliza a época de Constantino (313 – 600 D.C.). Nessa época, o cristianismo tornou-se religião oficial do império romano. Aí aconteceu uma mistura total, penetram falsas doutrinas no cristianismo, sacrifícios aos ídolos, à prostituição (Especialmente do ponto de vista espiritual) tornaram-se comuns. Por isso, a bíblia diz que a igreja se encontrava “onde está o trono de satanás”. (Ap. 2.13).
4. Tiatira
  • Nos mostra a igreja na época escura da idade média (600 – 1517 D.C.). Aqui aparece a “mulher Jezabel” (a doutrina católica é simbolizada por uma mulher). Milhares e milhares de Judeus e de cristãos foram “liquidados” pela inquisição da igreja católica romana. A carta a Tiatira fala de doutrinas das trevas e das “cousas profanas de satanás” (Ap. 2.24).
  • Lembrando que Jezabel havia se casado com Acabe rei de Israel. Este casamento refere-se a uma simbologia do que irá acontecer nos tempos da grande tribulação. Acabe representa o povo de Deus, e Jezabel representa o pecado, a prostituição, a adoração a outros deuses, a consulta a falsos profetas.
5. Sardes
  • Nos mostra a época seguinte da reforma (1517 – 1648 D.C.). Começou nova vida que, entretanto, logo voltou a morrer. Por isso, o Senhor diz: “… tens nome de que vives, e estás morto” (Ap. 3.1b)
6. Filadélfia
  • Apresenta profeticamente o tempo dos grandes movimentos missionários (1648 – 1900 D.C.). “Eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar, que tens pouca força…” (Ap. 3:8)
7. Laodicéia
  • Nos mostra a igreja dos tempos finais e da apostasia, da mornidão e do materialismo (de 1900 até o presente). Laodicéia nos mostra a situação atual da igreja. Laodicéia significa “direito do povo” (Democracia).
Especialmente os países do chamado ocidente cristãos têm essa característica. Mas, a grande pergunta é: damos razão ao povo de Deus. Nunca houve tanto direito de participação na igreja de Jesus quanto atualmente. Mas, também isso deve funcionar igrejas dirigidas democraticamente não têm base bíblica.
A mensagem de Jesus à sua igreja é: “Eis que estou a porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele e ele comigo” (Ap. 3:20). Não é essa a situação da igreja atual em muitos lugares? Não estamos todos nós em perigo de ter Jesus batendo à porta? Isso acontece porque ele não ocupa mais todo o espaço na igreja, porque não se prega e não se leva mais a sério toda a palavra de Deus e esta não é mais usada como orientação exclusiva. Por isso:

O liberalismo pôde entrar.
O direito de opinar para todos (democracia).
Orientações e tradições humanas são colocadas acima da autoridade da bíblia.
Experiências pessoais passam a ter mais valor que a palavra de Deus. (Os achismos)

Essa não poderia ser uma figura do nosso Senhor que está voltando? Pois o que acontece com Jesus e sua Igreja? Já se passou tanto tempo, será que ele voltará mesmo?
De modo geral a igreja não o espera mais.
O que afasta o Senhor do centro, nestes tempos finais?

A Mornidão (Ap. 3:15-16)

a)    Falta de compromisso da igreja com o discipulado.
  • Compromisso com o ensino da palavra de Deus.
b)    A mornidão não leva mais nada a sério com relação ao Senhor, nem mesmo com o pecado.
  • Quem se torna mormo diante do Senhor, logo passa a ser ardente para o pecado, pois o pecado sempre espera à porta.
  • Mornidão significa não manter mais fronteiras claras com o mundo e a carne.
  • Os tempos finais, entretanto, se caracterizam pelo fato de grande parte dos cristãos não ver mais o pecado como pecado, porque não é mais ardente por Jesus.
c)    Também se ficou morno com relação à volta de Jesus.
  • Não se conta mais com Ele que disse repetidamente que voltaria (Jo. 14.1-3; Ap. 3:11; 22:12,20):
  • As antigas gerações de cristãos creram mais na volta de Jesus do que sua atual igreja, a quem essa volta realmente interessa.
Se o Senhor Jesus disse à igreja de Laodicéia (uma representação da igreja dos tempos finais): “Eis que estou à porta, e bato”, também o podemos entender assim: “Eis que venho em breve!”.
A quem o Senhor vomitará da sua boca?

1)    Um cristão nascido de novo que não leva mais a sério a palavra de Deus, que faz concessões ao pecado e não maneja mais bem a palavra de Deus, que não é mais obediente. O que ele perde?

Ele perde o trono (ap. 3.21);
Ele perde a coroa e nome de Deus (Ap. 3.11-12);
Ele perde o poder e a possibilidade de reinar com Cristo (Ap. 2.26);
Ele perde o poder de ser luz (Ap. 2.5b).

2)    Os incrédulos, cristãos normais, simples freqüentadores de uma igreja. O que ele perde?

Ela perde o nome de Deus sobre a sua vida, a nova Jerusalém e o novo nome de Jesus. (Ap. 3.12);
Ela perde as veste da justiça (perdão pelo sangue de Jesus), seu nome será apagado do livro da vida e Jesus não se identifica com ela;
Ela perde o pão da vida.(Ap.2.17);
Ela perde a vida eterna a passa pela 2ª morte. (Ap. 2.11b);
Ela perda a árvore da vida.

3)  O Materialismo (O que afasta o Senhor do centro nestes tempos finais)

O materialismo, as coisas em que se prende o coração. (Ap. 3.17);
A riqueza em si não é condenada pela bíblia. (Sl 62.10b);
O perigo está em por o coração nos bens materiais.

Mais riquezas, na qual se prende o coração, nos tornas egoístas.
Mais riquezas, na qual se prende o coração, nos torna cegos.
Mais a busca de valores materiais nos torna pobres em entendimento.

Jesus está voltando…



Cândido Mário de Queiroz, pr

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