Breaking

quarta-feira, 16 de março de 2011

Como você tem usado seu tempo livre?

"Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer."
Daniel 6:10
Provavelmente quando você viu essa pergunta, já veio na sua cabeça: "Eu gosto de passar com meus filhos" ou "Eu passo com minha namorada ou esposa" ou ainda "Eu gosto de jogar bola". Mas minha pergunta não é sobre este tempo... O 'tempo livre' a qual eu me refiro é o seu tempo livre, sozinho, aquele da qual você não tem companhia de outras pessoas. Talvez o melhor nome seja: 'tempo ocioso'.


Segundo o dicionário Michaelis, uma das definições de ocioso é: 'Desnecessário, supérfulo'. É este tempo que quero falar. E Deus se interessa desse tempo, que pode ser bem ou mal aproveitado. E não é só em casa, pode ser em qualquer hora e qualquer lugar.


Você já andou de onibus? Você já reparou no comportamento de cada pessoa sentada? Quantos passam meia, uma ou até duas horas apenas olhando para a janela... Quantas pessoas ficam no onibus apenas ouvindo a conversa dos outros ou mesmo olhando para o nada... Que desperdício de tempo! E em casa então? A pessoa chega em casa e fica deitada no sofá em frente da TV, assistindo comerciais ou mesmo uma novela que ele nem acompanha! Ou mesmo um programa que de conteúdo não tem nada... Mais  desperdício de tempo! E quando vai dormir acontece novamente a mesma coisa... Por que não aproveitar melhor este tempo? Por que não usar para Deus este tempo gasto inutilmente?


Uma das coisas que mais me irrita é 'perder tempo'. Não gosto de ficar parado sem fazer nada... Quando comecei a trabalhar, meu primeiro emprego era de office-boy. Então, por um certo período, enquanto estava no onibus ou metrô, ou na fila das repartições públicas, lia a Bíblia. Em três meses li todos os livros. Li a Bíblia de ponta a ponta. Imagine se eu tivesse ficando olhando para a janela.


Me pergunto e me cobro às vezes, será que se eu não lesse mais a Bíblia em casa ao invés de ficar vendo TV, com toda certeza esse tempo seria melhor aproveitado. Às vezes você gosta de futebol, fica vendo aqueles programas esportivos, passa dois ou três... As informações são as mesmas... O que lhe acrescentou? Dois ou três jornais... Aquela novela que não lhe acrescenta nada...


Será que quando você e eu vamos dormir, não poderiamos tirar dez, vinte ou trinta minutos da TV e falar com Deus... Deus se importa! Aliás em uma passagem de Mateus ele diz que este tempo que você está só, vale muito mais do que aquele em público. Veja:


"Quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas para serem vistos pelos outros. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa. Mas você, quando orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, que não pode ser visto. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa." 
(Mateus 6:5,6 - NTLH)


Daniel sabia da importância disso. A Bíblia relata que quando ele soube do edito que o Rei acabara de assinar, ele foi para casa e sozinho orou. O versículo ainda termina: 'como também antes costumava fazer'. Ele tinha esse hábito! Um hábito extremamente importante!


Veja a passagem de Mateus: 'Não orem como fazem os hipócritas que oram de pé nas ruas para serem visto pelos outros. Mas você, quando orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai. E o seu pai que o vê em segredo lhe dará a recompensa.' (Resumo do autor). Deus não quer o relacionamento público, ele quer um relacionamento com você! Pessoal! Ele quer intimidade!


Use seu tempo para Ele! Não o desperdice! Ele se agradará e você sentirá diferença em sua vida!




Autor: Danilo Zanon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!

Post Top Ad

Your Ad Spot