Breaking

sexta-feira, 22 de abril de 2011

A Páscoa

Páscoa (= Passagem) (Êxodo 12:1-36; Lucas 22:7-23) – Dia que o Senhor Deus determinou uma santa celebração, a fim de que o povo de Deus tivesse perpétua memória do livramento da morte pelo sangue e pela carne do cordeiro sacrificado.


  Os judeus celebram a Páscoa para relembrar o livramento da praga destruidora que veio sobre o Egito, quando todos os primogênitos de homens e animais foram mortos. Porém, nas casas dos judeus, que tinham o sangue do cordeiro sobre a porta e tinham comido da carne do cordeiro, nada aconteceu, pois Deus determinou que o destruidor passasse pelas casas marcadas com o sangue e nelas não entrasse.


  “E acontecerá que, quando vossos filhos vos disserem: Que culto é este? Então direis: Este é o sacrifício da páscoa ao SENHOR, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu aos egípcios, e livrou as nossas casas. Então o povo inclinou-se, e adorou.” (Êxodo 12:26-27)


  “Pela fé celebrou a páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos lhes não tocasse.” (Hebreus 11:28)


  Tudo aconteceu conforme Deus determinara a Seu servo Moisés:


  “E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem. E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão.” (Êxodo 12:7-8)


  “Chamou pois Moisés a todos os anciãos de Israel, e disse-lhes: Escolhei e tomai vós cordeiros para vossas famílias, e sacrificai a páscoa.” (Êxodo 12:21)


  “Então tomai um molho de hissopo, e molhai-o no sangue que estiver na bacia, e passai-o na verga da porta, e em ambas as ombreiras, do sangue que estiver na bacia; porém nenhum de vós saia da porta da sua casa até à manhã. Porque o SENHOR passará para ferir aos egípcios, porém quando vir o sangue na verga da porta, e em ambas as ombreiras, o SENHOR passará aquela porta, e não deixará o destruidor entrar em vossas casas, para vos ferir.
Portanto guardai isto por estatuto para vós, e para vossos filhos para sempre.” (Êxodo 12:22-24)


  À meia-noite, após a celebração, todos os primogênitos do Egito foram mortos pela praga, inclusive o filho do Faraó e de todos os animais. Naquela noite, ainda, o Faraó se rendeu e determinou a libertação do povo de Deus para que servissem ao SENHOR. Eles foram transportados daquele império, que os dominava em escravidão, para que servissem ao SENHOR em liberdade.


  “E aconteceu, à meia noite, que o SENHOR feriu a todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito de Faraó, que se sentava em seu trono, até ao primogênito do cativo que estava no cárcere, e todos os primogênitos dos animais. E Faraó levantou-se de noite, ele e todos os seus servos, e todos os egípcios; e havia grande clamor no Egito, porque não havia casa em que não houvesse um morto.
Então chamou a Moisés e a Arão de noite, e disse: Levantai-vos, saí do meio do meu povo, tanto vós como os filhos de Israel; e ide, servi ao SENHOR, como tendes dito.” (Êxodo 12:29-31)


  Hoje, os cristãos também celebram a Páscoa, e por quê? O porquê é que o Senhor Jesus é o Cordeiro de Deus, que morreu por nós, durante o período da Páscoa dos judeus, cumprindo-a em si mesmo, derramando o sangue da nova aliança.


  “E estava próxima a páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.” (João 2:13)


  “No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” (João 1:29)


  Abraão já O tinha anunciado, quando profetizou a respeito do holocauto de um único Filho:


  “E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.” (Gênesis 22:8)


  O Senhor Jesus em pessoa, pouco antes de ser preso e de dar a vida por nós, celebrou a Páscoa, quando junto aos apóstolos participaram do pão, isto é, da sua carne e beberam do fruto da videira, ou seja, o Seu sangue, da nova aliança. Assim, a casa espiritual deles foi marcada com o sangue do Cordeiro e eles comeram da Sua carne.


  “E Judas Iscariotes, um dos doze, foi ter com os principais dos sacerdotes para lho entregar. E eles, ouvindo-o, folgaram, e prometeram dar-lhe dinheiro; e buscava como o entregaria em ocasião oportuna.
E, no primeiro dia dos pães ázimos, quando sacrificavam a páscoa, disseram-lhe os discípulos: Aonde queres que vamos fazer os preparativos para comer a páscoa? E enviou dois dos seus discípulos, e disse-lhes: Ide à cidade, e um homem, que leva um cântaro de água, vos encontrará; segui-o. E, onde quer que entrar, dizei ao senhor da casa: O Mestre diz: Onde está o aposento em que hei de comer a páscoa com os meus discípulos? E ele vos mostrará um grande cenáculo mobilado e preparado; preparai-a ali.
  E, saindo os seus discípulos, foram à cidade, e acharam como lhes tinha dito, e prepararam a páscoa. E, chegada a tarde, foi com os doze. E, quando estavam assentados a comer, disse Jesus: Em verdade vos digo que um de vós, que comigo come, há de trair-me. E eles começaram a entristecer-se e a dizer-lhe um após outro: Sou eu? E outro disse: Sou eu? Mas ele, respondendo, disse-lhes: É um dos doze, que põe comigo a mão no prato. Na verdade o Filho do homem vai, como dele está escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do homem é traído! Bom seria para o tal homem não haver nascido.
  E, comendo eles, tomou Jesus pão e, abençoando-o, o partiu e deu-lho, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho; e todos beberam dele. E disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que por muitos é derramado. Em verdade vos digo que não beberei mais do fruto da vide, até àquele dia em que o beber, novo, no reino de Deus.” (Marcos 14:10-25)


  Jesus Cristo padeceu por nossos pecados na sexta-feira e ressuscitou ao terceiro dia (no domingo). E nós, cristãos, também celebramos a Páscoa (a Passagem), pois está escrito:


  “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.” (Colossenses 1:13-14)


  Portanto, celebremos a verdadeira Páscoa com entendimento.






  Evangelon - O Portal das Boas Novas
      Aqui se encontra alívio!
          www.evangelon.org

Um comentário:

  1. exclarecedor o texto, muito bom!
    VIM TE DESEJAR
    UM SALDAVEL!!!
    UM MARAVILHOSO!!!!
    UM ABENÇOADO!!!
    CHEIO DE MUITA PAZ!!!
    FELIZ PÁSCOA!!!
    ABRAÇOS, DIANA.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui!

Post Top Ad

Your Ad Spot