Breaking

sábado, 21 de janeiro de 2012

Chegamos em 2012... E agora?

O fim do mundo sempre povoou o imaginário dos povos em toda a Terra e em todas as épocas. Narrações e imagens de catástrofes naturais, guerras atômicas, epidemias letais, invasões extraterrestres, asteróides desgovernados e tantas outras coisas, sempre renderam bons livros e excelente bilheteria em filmes hollywoodianos.
    


Muitos marcaram datas para o epílogo da história do nosso planeta. Já se esperou o apocalipse para o ano 1000 da era cristã. Segundo alguns, uma terceira guerra mundial poria fim no mundo em 1997. A terceira mensagem de Fátima, em sua suposta aparição em Portugal, é de uma situação caótica até o ano 2000. Passada cada data, sem que as previsões catastróficas se cumpram, novos dias continuam sendo agendados para os tempos do fim.

A revista norte-americana Time fez o “top 10” das falsas profecias. Uma das mais conhecidas é a de William Miller. Em 1840, começou a dizer que o mundo ia acabar e Cristo regressaria, prevendo um grande incêndio entre 21 de março de 1843 e 21 de março do ano seguinte. Quando a data passou, disse que afinal era até outubro. O fim nunca chegou, mas os seus seguidores acabaram por formar uma igreja que existe até hoje.

Recentemente esperava-se o tal fim do mundo para a virada do milênio. Isso fora baseado nas profecias do famoso médico, astrólogo e vidente francês do século XVI, conhecido como Nostradamus. Seus escritos foram examinados por cientistas e estudiosos no assunto. Entretanto, entramos no século XXI e nada aconteceu.

Mas eis que surge uma nova profecia. O fim será agora no próximo dia 21 de dezembro de 2012. A data é sugerida por um Calendário da civilização Maia (cultura pré-colombiana). Como não poderia deixar de ser, o tema já rendeu um filme com o nome “2012”, dirigido por Roland Emmerich, e se tornou assunto para conversas e debates em toda a mídia.

O fenômeno de 2012 compreende um conjunto de crenças e teorias escatológicas de que eventos cataclísmicos ocorrerão nessa data, que é considerada o final de um ciclo na mitologia Maia. Vários alinhamentos astronômicos e fórmulas numerológicas têm sido relacionados com este dia. A interpretação da Nova Era sobre essa transição postula que, durante este tempo, o planeta e seus habitantes podem sofrer uma transformação física ou espiritual e que 2012 pode marcar o início de uma nova era. Teorias para o fim do mundo incluem a colisão da Terra com um planeta de passagem (referido como "Nibiru") ou com um buraco negro.

Nada disso é novidade. Ainda no primeiro século depois de Cristo, quando o apóstolo Paulo falou sobre a segunda vinda do Senhor e os últimos acontecimentos no mundo, os habitantes de Tessalônica agitaram-se em especulações quanto a esse dia, chegando ao ponto de, por este motivo e segundo alguns intérpretes, abandonarem seus trabalhos e responsabilidades cotidianas na expectativa iminente do fim (2 Tessalonicense 3.11). Em função disto, Paulo precisou escrever-lhes a fim de corrigir este equívoco:

“Ora, quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, rogamos-vos, irmãos, que não vos movais facilmente do vosso modo de pensar, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola como enviada de nós, como se o dia do Senhor estivesse já perto. Ninguém de modo algum vos engane; porque isto não sucederá sem que venha primeiro a apostasia e seja revelado o homem do pecado, o filho da perdição, aquele que se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, de sorte que se assenta no santuário de Deus, apresentando-se como Deus. Não vos lembrais de que eu vos dizia estas coisas quando ainda estava convosco? E agora vós sabeis o que o detém para que a seu próprio tempo seja revelado.” 2 Tessalonicenses 2:1-6

Recentemente, especialistas se apressaram em comunicar que as interpretações das profecias no calendário Maia foram imprecisas. O calendário não termina em 21 de dezembro de 2012, já que existem inscrições de previsões até para o ano de 4772, por exemplo. Isso tudo só nos leva a uma conclusão óbvia: o fim do mundo não pode ser previsto pelo homem. É muito mais sábio e prudente confiar nas palavras de Cristo e estar preparado para quando este dia chegar:

“Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor.” Mateus 24.42

“Tenham cuidado, para que os seus corações não fiquem carregados de libertinagem, bebedeira e ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vocês inesperadamente.” Lucas 21:34

Paulo Alexandre Sartori

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!

Post Top Ad

Your Ad Spot