Breaking

sábado, 18 de junho de 2022

Inundações na Índia e Bangladesh deixam milhões de desabrigados e 18 mortos

Aldeões carregam um bezerro para um lugar mais seguro na vila de Korora, a oeste de Gauhati, Índia, sexta-feira, 17 de junho de 2022. (AP Photo/Anupam Nath)
Aldeões carregam um bezerro para um lugar mais seguro na vila de Korora, a oeste de Gauhati, Índia, sexta-feira, 17 de junho de 2022. (AP Photo/Anupam Nath)

DHAKA, Bangladesh (AP) - Tropas do Exército foram chamadas para resgatar milhares de pessoas presas por grandes inundações que devastaram o nordeste da Índia e Bangladesh, deixando milhões de casas debaixo d'água e cortando ligações de transporte, disseram autoridades neste sábado.

No estado indiano de Assam, pelo menos nove pessoas morreram nas enchentes e 2 milhões viram suas casas submersas, segundo a agência estatal de gerenciamento de desastres. Relâmpagos em partes do vizinho Bangladesh deixaram pelo menos nove mortos desde sexta-feira.

Ambos os países pediram ajuda a seus militares, já que mais inundações se aproximam com as chuvas que devem continuar no fim de semana.

Em Sylhet, no nordeste de Bangladesh, às margens do rio Surma, crianças estavam sentadas em uma janela de uma casa inundada enquanto outros membros da família se reuniam em uma cama dentro de sua casa inundada, alguns imaginando como sobreviver à provação.

“Como podemos comer (nesta condição)?” disse Anjuman Ara Begum, de pé na água dentro de sua cozinha. “Estamos vivendo de muri (arroz tufado) e chira (arroz achatado) e outras coisas dadas pelas pessoas. O que mais podemos fazer? Não podemos cozinhar.”

Os voos no Aeroporto Internacional de Osmani em Sylhet foram suspensos por três dias, pois as águas da enchente quase atingiram a pista, segundo Hafiz Ahmed, gerente do aeroporto. A rodovia Sylhet Sunamganj também foi inundada, mas as motocicletas estavam se movendo.

Os níveis de água em todos os principais rios do país estavam subindo, de acordo com o centro de previsão e alerta de enchentes em Dhaka, a capital. O país tem cerca de 130 rios.

O centro disse que a situação das inundações provavelmente se deteriorará nos distritos mais atingidos de Sunamganj e Sylhet, na região nordeste, bem como nos distritos de Lalmonirhat, Kurigram, Nilphamari e Rangpur, no norte de Bangladesh.

O Brahmaputra, um dos maiores rios da Ásia, rompeu suas barragens de lama, inundando 3.000 vilarejos e plantações em 28 dos 33 distritos de Assam na fronteira com a Índia.

“Esperamos chuvas moderadas a fortes em várias partes de Assam até domingo. O volume de chuvas não tem precedentes”, disse Sanjay O'Neil, funcionário da estação meteorológica em Gauhati, capital de Assam.

Vários serviços de trem foram cancelados na Índia em meio à chuva incessante nos últimos cinco dias. Na cidade de Haflong, no sul de Assam, a estação ferroviária estava submersa e os rios inundados depositavam lama e lodo ao longo dos trilhos.

O exército da Índia foi mobilizado para ajudar as agências de resposta a desastres a resgatar pessoas isoladas e fornecer alimentos e outros itens essenciais. Os soldados usavam lanchas e botes infláveis ​​para navegar pelas áreas submersas.

No mês passado, uma inundação repentina antes das monções, desencadeada por um fluxo de água a montante nos estados do nordeste da Índia, atingiu as regiões norte e nordeste de Bangladesh, destruindo plantações e danificando casas e estradas. O país estava apenas começando a se recuperar quando novas chuvas inundaram as mesmas áreas novamente esta semana.

Bangladesh, uma nação de 160 milhões de pessoas, é de baixa altitude e enfrenta ameaças de desastres naturais, como enchentes e ciclones, agravados pelas mudanças climáticas. De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU, cerca de 17% das pessoas em Bangladesh precisariam ser realocadas na próxima década se o aquecimento global persistir no ritmo atual.

Fonte: Cbn News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!

Post Top Ad

Your Ad Spot