(1) Logo após
serem consagrados (Levítico 8), Arão e seus filhos começam seus trabalhos
no tabernáculo do Senhor. Existiam diversas regras específicas sobre como
deveriam ser feitos os sacrifícios e todo o culto realizado ali.
Algum tempo depois
da consagração deles, observamos a narrativa de Levítico 10:1, que diz:
“Nadabe
e Abiú, filhos de Arão, tomaram cada um o seu incensário, e puseram neles fogo,
e sobre este, incenso, e trouxeram fogo estranho perante a face do SENHOR, o
que lhes não ordenara” (Levítico 10:1).
Na sequência temos
a morte deles, quando um fogo arrasador sai ali daquele lugar e os mata
queimados (Levítico 10:2). Mas o que era esse fogo estranho apresentado por
eles e que causou tamanho furor em Deus?
(2) Não é tão
simples sabermos os detalhes desse pecado de Nadabe e Abiú. Mas é possível
levantarmos algumas hipóteses:
a)
Os elementos usados estavam errados?
Observe que
Levítico 10:1 cita “Cada um o seu incensário”, o que pode nos levar
a entender que não usaram incensários do tabernáculo, ou seja, aqueles que
estavam prescritos para serem usados, que haviam sido consagrados para tal uso.
Ainda temos a
citação do “fogo estranho” na sequência. Seria esse fogo algum
fogo não tirado do próprio altar do incenso como sugere Êxodo 30:1-9 e Levítico
16:12?
Ou seja, um fogo
de uma fonte externa não permitido? Ao que parece os dois sacerdotes poderiam
ter desobedecido esses critérios com relação aos elementos usados.
Observe o final do
verso, que diz “o que lhes não ordenara”. O que fizeram estava
contrário à ordem de Deus e existe a possibilidade de que os elementos usados
estavam em desacordo com as instruções.
b)
Os procedimentos adotados estavam errados?
Quando o texto diz
que colocaram fogo estranho “perante a face do Senhor” parece
nos indicar também erros quanto ao procedimento na realização da queima desse
incenso nesses incensários.
O texto não indica
maiores detalhes, mas é possível que também não havia da parte de Nadabe e Abiú
respeito diante das ordens e procedimentos corretos a serem realizados naquele
trabalho em específico.
c)
Os procedimentos e elementos (ambos) estavam errados?
Se unirmos os dois
pontos acima talvez cheguemos a uma postura realmente mais grave. Os dois
sacerdotes poderiam, nessa interpretação, além de terem oferecido um fogo
estranho, com incensários indevidos, ainda terem realizado algum “método
próprio” de culto, em um afronte claro às prescrições de Deus (o que lhes
não ordenara).
Isso explicaria a
forte reação de Deus, com uma punição imediata com a morte deles.
(3) A
pergunta que fica é: porque Nadabe e Abiú fizeram isso dessa forma, sabendo e
vendo tudo que Deus já havia feito em meio ao povo de Israel?
A sequência do
texto parece nos indicar um abuso de bebidas alcoólicas associado a
tudo isso, pois as prescrições dadas por Deus em Levítico 10:8-11 diretamente a
Arão e seus outros filhos falam desse tema:
“Vinho
ou bebida forte tu e teus filhos não bebereis quando entrardes na tenda da
congregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas
gerações, para fazerdes diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e
o limpo” (Levítico 10:9-10).
Essa ordem de Deus
logo após a morte de Nadabe e Abiú parece indicar que foi exatamente o fato de
não fazerem diferença entre o que era santo (consagrado) ao Senhor e o que era
profano (não apropriado para o culto) que os levou a cometer aquele grave erro
de levar fogo estranho.
E tudo isso
ocorreu pelo uso excessivo de bebida alcoólica, o que potencializou ainda mais
a ira de Deus sobre eles!
(4) Por fim,
alguns não veem nesse “levar fogo estranho” um erro tão grande para ser punido
com a morte. Dessa forma, classificam Deus como muito severo e até exagerado em
Suas punições no Antigo Testamento.
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